Grande parte das pessoas já ouviu falar sobre o que é educação financeira, mas a maioria ainda não tem acesso a ela e nem às suas práticas mais importantes.

Essa percepção é comprovada pelos dados do Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB) publicados no site do Governo Federal, que apontam que 69,4% da população gasta mais ou a mesma quantia que ganha. 

Isso vai na contramão do que se espera em relação às finanças, uma vez que o dinheiro deve atender nossas necessidades e garantir nossa qualidade de vida, e não ser fonte de preocupações.

Nesse sentido, compreender o que é educação financeira pessoal é o primeiro passo para evitar problemas. Se você também quer mais segurança para lidar com o seu bolso, acompanhe este artigo e entenda o conceito e as melhores dicas para aplicá-lo. 

O que é educação financeira?

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), educação financeira é um processo para que as pessoas melhorem o seu entendimento sobre serviços financeiros, fazendo escolhas bem informadas sobre suas finanças.

O objetivo é compreender os riscos e as oportunidades em cada decisão relacionada ao dinheiro. Assim, é possível adquirir consciência para não enfrentar dificuldades na hora de cobrir seus gastos e de atender às suas demandas do dia a dia. 

Quem é educado financeiramente tem uma vida mais tranquila. Além disso, é capaz de pagar suas contas, de não gastar mais que ganha, de cumprir seus planos, lidar com imprevistos, de prezar pelo seu bem-estar e de ter segurança para investir e aumentar o que ganha.

Ciente sobre o que é educação financeira, veja abaixo algumas das demandas mais importantes que ela visa atender na vida das pessoas:

Saúde e qualidade de vida

o que é educacao financeira

Em primeiro lugar, ter uma boa base de conhecimentos sobre as finanças é sinônimo de mais qualidade de vida para você e para os seus familiares.

Afinal, dominar o que é educação financeira pessoal permite honrar os compromissos corriqueiros (contas mensais e compras necessárias, como supermercado e combustível, por exemplo) e ainda poder arcar com atividades de lazer junto às pessoas que você ama.

Mais que poder viajar, ir a um restaurante e levar os filhos para o cinema, o equilíbrio monetário também permite cobrir investimentos com médico, dentista, entre outros que impactam de forma direta a saúde e o bem-estar. 

Imprevistos

Por falar nos cuidados com a saúde, eles não existem apenas nas consultas regulares e nos exames de rotina. Muitas vezes, doenças podem surgir ou acidentes acontecer, e é fundamental ter condições de arcar com a melhor assistência.

Independentemente da situação, ter uma reserva e saber o que fazer com ela é importante para que qualquer imprevisto não se transforme em uma “bola de neve”.

Objetivos e crescimento

Toda pessoa tem metas, que vão desde a compra de uma casa, a troca do carro, a realização de uma viagem, pagar a faculdade, colocar os filhos em uma escola particular, investir em uma previdência privada, entre muitos outros. 

Não importa o que você deseja atingir, isso só é possível quando há dinheiro suficiente para ser guardado ou investido nas coisas que você almeja.

O mesmo é válido para quem quer crescer como profissional ou aumentar o seu patrimônio. Qualquer investimento na sua empresa, nos seus ativos ou no seu desenvolvimento pessoal passa pela consciência sobre o que é educação financeira

O que é educação financeira

Como melhorar a minha educação financeira pessoal

Além de saber o que é educação financeira pessoal, é fundamental informar-se sobre o tema e conhecer suas práticas mais recomendadas.

Mesmo que o conceito possa englobar diferentes conhecimentos e possibilidades, é importante saber qual é o ponto de partida para equilibrar as finanças. Isso inclui:

1º Registrar todas os ganhos e gastos

Ter consciência sobre o quanto você ganha e gasta é essencial para manter as obrigações em dia e saber o quanto sobra para você investir.

O ideal é registrar todas as suas contas, os gastos mensais, o salário e outras entradas e saídas relevantes. Assim você pode monitorar o quanto sua rotina exige e até onde você pode ir financeiramente.

2º Estabelecer um planejamento e metas

Para manter-se motivado em relação às finanças é importante criar um bom planejamento.

Assim, crie metas de curto prazo. Elas servem como uma base sobre o que você deve cumprir todos os dias para conquistar aquilo o que deseja em longo prazo.

3º Fazer uma reserva financeira

Como já citamos anteriormente, imprevistos sempre podem acontecer. No entanto, manter uma reserva é fundamental para não ficar refém dessas situações. 

O mais indicado é que a quantia guardada seja igual a seis salários. Mas caso você não consiga atingi-la, basta guardar o suficiente para não passar nenhum tipo de necessidade.

Agora que você já sabe o que é educação financeira pessoal, é hora de ir além e descobrir como obter benefícios oferecidos pelo cartão de crédito, como cashback e anuidade zero, por exemplo.

Para encontrar o cartão de crédito ideal para as suas necessidades, responda um breve questionário em nosso site e nós apresentamos a melhor opção para você. É simples, seguro e gratuito! Além disso, se você gostou de saber o que é educação financeira, não deixe de compartilhar este conteúdo com os seus amigos. 

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade