Você já desfrutou das vantagens do cashback no cartão? Cada vez mais popular entre os consumidores, o benefício atualmente é oferecido por inúmeras operadoras e pode valorizar ainda mais as compras feitas no crédito.

Para que você aproveite as melhores oportunidades de cashback no cartão, preparamos este artigo completo sobre o assunto.

A seguir, entenda melhor como ele funciona, como receber o dinheiro, quais as melhores soluções do mercado e as escolhas mais vantajosas para o seu serviço financeiro. 

Leia também: dicas para gerenciar o limite do cartão de crédito; cartões que acumulam milhas

O que é o cashback no cartão?

O termo “cashback” significa “dinheiro de volta”. Trata-se de uma recompensa oferecida por bancos e empresas para fidelizar seus consumidores.

Basicamente, as pessoas podem receber parte do valor gasto em uma aquisição de volta. Em alguns casos, os pontos viram crédito para novos produtos ou serviços. 

O cashback no cartão surgiu na década de 1980 nos Estados Unidos. Idealizado por operadoras de crédito, na época ele garantia o retorno de parte do dinheiro vivo aos clientes.

Entretanto, a prática só se popularizou mundialmente com o crescimento das vendas online. Com isso, os clientes passaram a receber valores para gastar novamente nos e-commerces. 

Nesse contexto, o cashback chegou ao Brasil em 2011. Atualmente, você pode usar o benefício em lojas virtuais e também via crédito em redes de operadoras e empresas parceiras. 

Contudo, a internet ainda lidera seu uso. Só em 2020, o setor de e-commerce cresceu 22%, sendo que as transações de cashback no cartão movimentaram 108 bilhões de dólares nele.

Os dados são da consultoria ClearSale e foram divulgados pela Veja, reforçando que o benefício tornou-se um dos grandes protagonistas do mercado, especialmente no online. 

Somado a isso, o cashback no cartão já é o segundo diferencial preferido entre os participantes de programas de fidelidade, ficando atrás apenas dos descontos diretos.

A conclusão é de uma pesquisa da Nielsen Global publicada no IG. Segundo ela, o serviço é o mais importante para 45% dos consumidores. 

O que é o cashback no cartão

Como transformar pontos em dinheiro?

Basicamente, as pessoas que têm cashback no cartão recebem de volta parte do valor que investem sempre que realizam uma compra. Isso pode ocorrer na própria conta do cliente ou ainda em uma conta especial ligada ao programa de benefício. 

A forma como você usará o dinheiro varia de acordo com o programa adotado. Isso também vale para a porcentagem que retorna à conta. 

Enquanto alguns cartões com cashback podem ser resgatados na própria conta corrente e usados como o consumidor quiser, outros têm certas limitações. 

Isso porque alguns serviços permitem o uso da quantia liberada somente em empresas específicas.

Nesses casos, pode ser que as vantagens do cartão de crédito com cashback só possam ser aproveitadas no próprio estabelecimento em que a aquisição foi feita ou em redes de negócios parceiros.  

Vale citar que o cashback no cartão não é igual a descontos. O valor da compra é sempre pago de forma integral. Parte dele só retorna após a confirmação da operação.

Além disso, ele também se difere de programas de milhas e viagens. Isso porque, o cliente não recebe pontos, mas sim o dinheiro de volta (que inclusive não tem prazo para expirar).  

Qual o melhor cartão com essa opção?

Agora que você já sabe como o benefício funciona, confira um breve guia de cartões para auxiliar na sua escolha. Entre as melhores soluções de cashback do mercado, destacamos:

Inter

inter-gold-mastercard

O cashback no cartão do Banco Inter é ativado automaticamente. Ele está disponível em duas opções, uma própria da instituição e outra da bandeira Mastercard.

No primeiro caso, os clientes recebem o dinheiro de volta em compras no Shopping do Super App. O valor retorna em até 30 dias e varia de acordo com cada loja do app.

Já na segunda situação, o saldo volta à conta digital depois do pagamento da fatura. 

C6 Bank

cartao-c6-bank

Já os clientes do Banco C6 têm o cashback acumulado na forma de pontos. Sendo assim, cada compra gera uma pontuação, que será trocada por valores específicos. 

Trata-se de um benefício que também tem adesão automática.

O programa de pontos utilizado é o Átomos. A troca dos valores convertidos a partir das pontuações é feita pelo aplicativo do banco.

Trigg

trigg-verde-visa

Assim como no caso anterior, os usuários do Trigg também usam o cashback por meio de pontos, que são obtidos de forma automática em cada compra no crédito. 

Contudo, você recebe o valor resgatado na forma de crédito em fatura no App, logo após o pagamento da mesma.

Além disso, o banco permite que você use o dinheiro em doações de caridade para instituições sociais.

Méliuz

Cartão-Méliuz

No caso do Méliuz, do Banco PAN, o recebimento do cashback é ainda mais simples.

Basta fazer suas compras no cartão para receber o retorno financeiro. O usuário escolhe se o dinheiro será direcionado à sua conta corrente ou poupança, sendo que o resgate é permitido após o saldo completar R$ 20.

Já a porcentagem oferecida varia de acordo com a fatura do cliente. 

Original

original-platinum-mastercard-11

Por fim, os usuários do Banco Original também desfrutam do cashback no cartão de forma automática. 

O benefício não é apenas garantido para as compras no crédito, mas também no débito. A conversão dos pontos é feita em crédito na conta corrente ou na fatura.

Já as porcentagens variam conforme o cartão e o padrão de gastos do cliente. 

O que vale mais a pena: cashback ou milhas?

Na hora de escolher pelo emissor do cartão e pelos serviços atrelados à operadora de crédito, muitas pessoas ainda têm dúvidas entre o cashback e os programas de milhagem.

Por mais que algumas opções ofereçam as duas possibilidades, é comum que o foco seja em apenas uma delas. Portanto, é preciso ter critério na hora de optar pela solução mais vantajosa. 

Em primeiro lugar, você deve considerar suas metas. Caso você viaje bastante e queira pagar menos em companhias áreas, evidentemente as milhas são melhores.

O que vale mais a pena cashback ou milhasSe o seu objetivo é economia e você prioriza mais as suas compras do que viajar, o cashback é o mais indicado.

Outro ponto é o seu perfil de consumidor. Geralmente a conversão das milhas é em dólares e, por isso, é um benefício vantajoso para quem faz aquisições maiores.

Já o cashback tem uma porcentagem definida para toda operação corriqueira. Portanto, ele pode gerar retornos interessantes para as compras do dia a dia. 

Por fim, tenha em mente que a oferta de serviços de crédito é ampla. Ou seja, você certamente encontrará uma opção adequada às suas pretensões caso pesquise bem. 

Sendo assim, o critério de “desempate” deve ser o custo-benefício do cartão. Isso significa que você deve ponderar bem as taxas, anuidade, benefícios extras, entre outros fatores. 

Se você quer garantir a escolha ideal de cashback no cartão, não deixe de conferir as sugestões de nossos especialistas. Temos uma lista atualizada com os melhores cartões de crédito do mercado.

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade